quinta-feira, 18 de outubro de 2012

OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA AMBIENTAL E SUA IMPORTÂNCIA NO MUNDO ATUAL


O surgimento da Psicologia Ambiental se deu após a II guerra mundial, com o processo de reconstrução das cidades.
Com a implantação de programas habitacionais em grande escala, tanto no âmbito político, como os profissionais da época, arquitetos e planejadores urbanos, junto com cientistas do comportamento, perceberam a importância de combinar estética com fatores de necessidade psicológicas e comportamentais dos futuros ocupantes.
O objeto da Psicologia ambiental tem sido muito discutido, contudo uma preocupação particular é a de que as divergências entre níveis de analise de comportamento ambientalmente relevante ou escopo da Psicologia Ambiental poderiam, não apenas estar produzindo uma deformação do objeto da Psicologia Ambiental, mas alem disto, poderiam estar levando ao aparecimento de duas “Psicologias Ambientais” separadas, contribuindo para confusão. Portanto, o objeto da Psicologia Ambiental é a influência mutua de fatores ambientais e comportamentais, ao tentar focalizarmos problemas específicos e soluções. A ênfase desta definição na resolução de problemas revela a natureza da Psicologia Ambiental, em adição a sua natureza aplicada gera pesquisa básica, ambiente e comportamento, que emergiam da Psicologia Ambiental.
A psicologia ambiental chegou para ficar, e assim ocupando no mundo atual um lugar de destaque, trazendo consciência da necessidade de cuidarmos do meio ambiente e uns dos outros, como diferencial, nossos olhos e mentes vêm se abrindo para coisas que há alguns anos atrás passariam despercebidas.
A consciência ambiental faz parte da psicologia ambiental, trazendo para toda humanidade sofrida, massacrada e humilhada, a consciência existencial, levando a refletir sobre a degradação do planeta, a caça predatória e a falta de amor ao próximo no contexto geral, raça, língua, cor, credo e outras coisas mais, acima de tudo somos todos seres humanos fazemos parte da humanidade, habitantes desse planeta, aqui é nossa casa, precisamos ter mais respeito por ela.
Nosso bem maior, é o nosso planeta. Quando o homem constrói casas, fábricas e tantas outras coisas, ele não só cria um ambiente físico, mas também um ambiente psicológico, cheio de significados, símbolos, que enfatiza seus gostos em particular e valores ali atribuídos, daí a preocupação da psicologia ambiental, que nos leva a pensar em todas essas coisas de uma maneira saudável, consciente, humana e coletiva, para que o meio ambiente não seja afetado de uma forma negativa e assim causando desequilíbrio a coexistência pacifica.
A psicologia ambiental é uma consciência individual e ao mesmo tempo coletiva, que nos proporciona importantes relações entre o homem e a humanidade e a humanidade com o meio ambiente.

REFERÊNCIA:
Abramovitz, JN & Mattoon, em (1999). Reorientação da economia florestal produtos.
Adeola, FO(1996).Contaminação ambiental, higiene pública, e preocupação com a saúde humana.



Prof.ª Orientadora : Angelina Athayde

Nenhum comentário:

Postar um comentário