domingo, 25 de novembro de 2012

SUSTENTABILIDADE E PSICOLOGIA AMBIENTAL

Desperdício de alimentos

Ao adentrarmos em nossa casa e sentarmos à mesa, não temos idéia do numero de pessoas que estão passando fome no mundo, de toneladas de alimentos que vão para o lixo diariamente, parece uma discrepância falar de fome e ao mesmo tempo de desperdício, mas essa é uma realidade que não está distante de nós, pois em nosso próprio país, pessoas tem ido para a cama todos os dias sem querer uma refeição, será que temos a noção da quantidade de alimentos que são desperdiçados diariamente?
 Sendo que esse desperdício, já acontece desde a colheita até chegar as nossas casas, vejamos:
·         20% na colheita;
·          8% no transporte e armazenamento;
·         15% na indústria de processamento;
·         15 no varejo;
·         20% no processamento culinário e hábitos alimentares.
 Brasil é quarto produtor mundial de alimentos (AKATU, 2003), produzidos, 25,7% a mais do que necessita para alimentar a sua população.
Esse índice de desperdiço vem contribuindo para a fome em nosso país,enquanto desperdiçamos,existem milhões de seres humanos que vivem em estado de pobreza absoluta, pois sua renda é tão baixa que ficam impedidos de ter uma alimentação mínima diária satisfatória, condenados a uma crônica subnutrição.
O Brasil, apesar de ser um dos países mais ricos do mundo, Já que possuímos o 8º maior numero de Produto Interno Bruto (PIB) do mundo, continua registrando um dos maiores índices de miséria e fome, um triste retrato, e uma dura realidade, que atinge mais de 32 milhões de habitantes em nosso país, ou seja, podemos dizer que aproximadamente 16,30% de nossa população passam fome.
A alimentação alternativa, criada para combater a desnutrição, inclui alimentos de alto valor nutritivo, de custo muito baixo, de paladar adaptado à região e preparo rápidos. Esse método contribui para evitar desperdícios, reaproveitando as sobras e cascas dos alimentos, diminuindo o quantitativo de lixo e por assim cuidando do meio ambiente e contribuindo para dar assistência à população de baixa renda, ensinando técnicas para o preparo de alimentos com alto valor nutritivo e de baixo custo.
Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar no combate à fome e ao desperdício:

·         Alimentação escolar ajuda no aprendizado das crianças;
·         Cesta de alimentos para uso doméstico mantém as meninas na escola;
·         Vales permitem que cidadãos com fome tenham acesso a comida;
·         Curso de culinária.

Referencia;
Www.bancode alimneto.org. br/o-desperdicio-de-alimentos-no-brasil-Paula Louredo
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Instituto AKATU

Professor Orientador: Diogo Esmeraldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário